
Entenda como a Oracle se tornou uma das maiores empresas de tecnologia em nuvem da atualidade. A história por trás de sua união com a NetSuite, e os motivos que os classificam o ERP Oracle-NetSuite como um dos melhores ERPs do mercado.
A Oracle
Na década de 1960, Larry Ellison e Robert Miner trabalhavam juntos como consultores de projetos na empresa Ampex Corporation. Uma empresa que prestava serviços à CIA que utilizava computadores IBM e precisaram utilizar o sistema de linguagem SQL. Nesse contexto, a dupla ficou responsável em criar um sistema para a CIA. O chamado projeto Oracle, que por ventura não se concretizou como esperado e acabou sendo um fracasso.
A dupla deu seguimento a um protótipo funcional de um banco de dados relacional, um conceito criado IBM que não foi explorado, pois a empresa dizia não enxergar potencial comercial no projeto, por tanto era uma tecnologia que nenhuma empresa ainda tinha se empenhado em comercializar.
Assim desenvolveram uma base de dados compatível com centrais de computadores e diversos terminais em simultâneo. Se uniram ao engenheiro de software Ed Oates, fundando em 1977 a Software Development Laboratories (SDL) que teve como primeiro cliente a CIA.
Em 1979 emplacaram o Oracle Database, o primeiro banco de dados relacionais comerciais no mercado, que usava o SQL como linguagem de consulta para interagir com os bancos de dados relacionais, contribuindo muito para sua popularização e aprimoramento. Por ironia, o principal cliente da solução era a IBM.
A partir daí a Oracle foi ganhando cada vez mais relevância no mercado de tecnologia. Durante os anos 80 e 90 a empresa teve destaque no desenvolvimento e na oferta de sistemas integrados para empresas, incluindo soluções de ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management).
Atualmente a Oracle é referência proeminente em tecnologia de nuvem, oferecendo um amplo espectro de serviços e soluções na nuvem para empresas. Seu compromisso em fornecer ferramentas avançadas e escaláveis tem solidificado sua posição como uma das principais fornecedoras de serviços em nuvem no cenário global de tecnologia.
A Nuvem
A nuvem é como uma grande “internet invisível” que permite o acesso a serviços e dados pela internet. A nuvem é usada no armazenamento de dados para uso individual ou corporativo. Ela funciona como um armazém digital, onde é possível arquivar ou acessar as informações de qualquer dispositivo conectado à internet. Dispensando a necessidade de um meio físico de armazenamento como computador, pen drive, HD externo, disquete ou CD, acompanhados das diversas possibilidades de riscos de perda dos dados.
A nuvem é composta por servidores (computadores poderosos) localizados em data centers ao redor do mundo. Esses servidores armazenam e processam todos os dados e serviços que você usa na internet. Quando você envia um arquivo para a nuvem ou usa um aplicativo online, na verdade, está enviando esses dados para um desses servidores. Depois, quando você deseja acessar seus arquivos ou usar um serviço, o servidor envia as informações de volta para você através da internet.
Foi na década de 1960, que o conceito de nuvem começou a ganhar forma, atrelado ao surgimento da internet, graças aos os americanos John McCarthy, e Joseph Carl Robnett Licklider, partindo de duas propostas primordiais acessibilidade e disponibilidade.
John McCarthy que anos depois ficou conhecido como o “pai da inteligência artificial”, discutiu o uso compartilhado do computador, de forma simultânea, por dois ou mais usuários. O conceito foi chamado por ele de “Utility Computing”. Joseph Carl Robnett Licklider estudou novas formas de usar o computador, e ajudou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ARPA) a desenvolver a Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET) a rede precursora da internet, que possibilitou o compartilhamento de informações entre computadores distantes geograficamente, visando estabelecer uma conexão capaz de ser realizada de qualquer lugar e a qualquer horário a fim de facilitar a troca de informações durante a guerra contra os soviéticos.
Devido à limitada largura de banda da internet até os anos noventa, a adoção em massa da computação em nuvem foi um desenvolvimento que demorou. Em 1997, o termo “computação em nuvem” foi utilizado pela primeira vez pelo professor de sistemas de informação Ramnath Chellappa em uma palestra acadêmica, inspirado no símbolo da internet, a “nuvem”, que representa algo que está “no ar”.
No ano de 1998 a NetSuite foi fundada por Evan Goldberg com propósito de oferecer sistemas de ERP hospedados na nuvem para empresas, e embora não tenha sido a primeira a explorar a tecnologia da nuvem para o fornecimento de soluções, ela foi uma das pioneiras a oferecer ERP 100% em nuvem.
Como sabemos, ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão que permite a organização e automação de processos empresariais, unificando dados e operações em um único sistema. A diferença entre a ferramenta tradicional e o ERP na nuvem é o funcionamento que dispensa a instalação em um computador. Ele é hospedado em servidores na nuvem, tornando-o acessível a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet e por esse motivo torna o gerenciamento flexível e eficiente.
A NetSuite, por tanto, foi pioneira e contribuiu significativamente para a popularização desse modelo de negócios, além de revolucionar o mercado ao disponibilizar soluções mediante um modelo de assinatura baseado na nuvem, o que permitia que empresas de todos os portes utilizassem softwares de gestão de recursos corporativos de forma mais acessível e flexível, sem a necessidade de investir em infraestrutura local significativa, permitindo que as empresas tenham flexibilidade e eficiência para atender a novas e crescentes demandas.
Conforme a tecnologia evoluía e mais provedores entravam no mercado, a noção de que a computação em nuvem seria o futuro começou a se solidificar e a partir de meados da década de 2010, a tecnologia em nuvem tornou-se cada vez mais aceita e adotada por empresas de todos os tamanhos e setores.
A Incorporação
A aceleração significativa da Oracle na área de nuvem ocorreu mais especificamente por volta de 2012 e 2013. Nessa época, a Oracle intensificou seus investimentos e estratégias voltadas para soluções em nuvem, com uma ampla gama de serviços e produtos competindo com outros provedores de tecnologia na área como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform.
Desde então, a Oracle continua a expandir e aprimorar sua presença e ofertas de serviços em nuvem, investindo consideravelmente na tecnologia e adquirindo diversas outras empresas Saas. Em 2016 realizou sua maior aquisição na compra da Netsuite.
A escolha da Oracle em investir em ferramentas Saas é muito estratégica, ela se coloca a frente no mercado visto que a tecnologia da nuvem está cada vez mais presente em nossa rotina pessoal e profissional, sendo considerada uma tecnologia essencial para a operação de negócios pelo mundo. Empresas ao redor do globo buscam a modernização dos seus serviços, para facilitar o trabalho dos profissionais e conquistar mais clientes. A capacidade de oferecer serviços mais ágeis, escaláveis e acessíveis tem solidificado a nuvem como uma base fundamental para as operações e inovações tecnológicas atuais e futuras.
De acordo com uma pesquisa realizada pela 451 Research, nos próximos anos, 90% das organizações usarão algum tipo de serviço de computação em nuvem, uma transformação que se apresenta não só em setores privados, como também em setores públicos. A pesquisa aponta que o principal objetivo de integração para as empresas, de acordo com cerca de 30% dos entrevistados, é a mudança para a nuvem e a transformação digital. Em segundo lugar, melhorar o time to market e, em seguida, se capacitar para automação e Inteligência Artificial. Os dados refletem um mercado que está avançando rapidamente na adoção de diferentes integrações de sistemas, com 71% dos entrevistados planejando implementar a tecnologia ainda em 2023.
Projeções da consultoria Gartner apontam que em 2024, 70% de todos os novos projetos de aplicativos de gerenciamento financeiro de médio porte e 35% dos projetos grandes e globais serão implementações na nuvem.
Solução Oracle-NetSuite
O ERP Oracle NetSuite é categorizado como um dos melhores do mercado. A plataforma conquistou seu reconhecimento graças às suas funcionalidades, infraestrutura segura, atualizada com padrões e experiências de alto nível, uma ampla cobertura de áreas, forte investimento em desenvolvimento e inovações para ampliar suas funcionalidades e aprimorar a experiência do cliente.
Existem outras ferramentas com excelente desempenho, porém o NetSuite vem evoluindo constantemente, abrangendo cada vez mais áreas e oferecendo um serviço personalizado. O principal diferencial da plataforma NetSuite, sem dúvidas, é sua tecnologia inteiramente baseada em nuvem. Seu modelo de assinatura é 100% Saas que oferece diversos benefícios exclusivos às empresas e usuários.
Atualmente o NetSuite engloba o gerenciamento de mais de 36.000 clientes em mais de 217 países e sua expectativa, a longo prazo, é se consolidar como o principal ERP em nuvem no Brasil.
“A maioria das empresas que têm sucesso no mundo SaaS utiliza a NetSuite.” -Alessandra Oliveira, gerente financeira e de BackOffice na Pipefy.
Motivos que classificam O NetSuite como um dos melhores ERPs do mercado
Segurança
Substituir o armazenamento de dados em desktop para o armazenamento na nuvem garante a segurança das informações e amplia as formas de acesso a elas, pois os provedores de nuvem usam geralmente camadas adicionais de criptografia e implementam recursos avançados com medidas rigorosas de segurança, além que disponibilizar atualizações de maneira automática e periódica assegura que a empresa utiliza os mais recentes patches de segurança e por tanto protegida contra vulnerabilidades conhecidas.
Os dados dos softwares em nuvens residem em um servidor remoto; por isso, é importante que informações cruciais também sejam protegidas em caso de perda ou roubo de um dispositivo móvel ou em caso de incêndio ou outro desastre, nesse caso o backup de dados automático e a efetiva autenticação de usuários permitem que as informações da empresa sejam protegidas contra ameaças cibernéticas, mas disponíveis para você mesmo em casos de eventuais problemas.
Dessa maneira, o NetSuite permite que pequenas empresas possam obter o mesmo nível de segurança que as empresas maiores.
Automação e Conformidade
Verificar e enviar manualmente dados financeiros em documentos e planilhas, acompanhar diretrizes, regulamentações e estruturas tributárias que sofrem mudanças constantes, consomem muito tempo e aumenta consideravelmente a chance de erros, e frustrações.
O NetSuite pode automatizar e simplificar esses processos, produzindo demonstrações financeiras precisas por meio de modelos continuamente atualizados para conformidade com os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP) e as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS). A automação de processos economiza tempo e frustração ao preencher estimativas fiscais trimestrais e declarações anuais. Simplificando a declaração de impostos e outras demonstrações financeiras e relatórios.
Ao automatizar processos, o software pode transformar funcionários-chave de cuidadores passivos de dados financeiros, por exemplo, em criadores proativos de valor comercial, ajudam as equipes a desenvolver melhores estratégias de negócios e a se comunicar entre silos departamentais, o que facilita decisões mais bem informadas.
“Enquanto houver uma empresa que tenha seu crescimento ou negócio afetado por falta de visibilidade, controle e agilidade por ainda utilizar planilhas e sistemas ‘caseiros’ que não suportam mais o negócio, teremos clientes”. – Gustavo Moussalli, vice-presidente da Oracle NetSuite para América Latina.
Atualizações em tempo real
O NetSuite possibilita o acesso a informações atualizadas em tempo real, visibilidade total das operações, garantindo que todas as áreas estejam alinhadas, diminuindo o tempo de resposta a mudanças, pois permite ajustes ágeis nas operações para atender às novas demandas ou superar desafios imprevistos.
As empresas têm acesso em instantâneo a métricas-chave, informações sobre a forma de pagamento, horário e local de vendas de produtos específicos, além de receitas, lucros, ativos e inventário, comparar dados de diferentes períodos, recuperar e compartilhar informações atualizadas de qualquer lugar, mesmo fora do escritório.
A plataforma pode ser acessada por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, proporcionando o aumenta da mobilidade da equipe que pode reportar, monitorar e cumprir suas responsabilidades através até de seus dispositivos móveis, sendo possível realizar todos os processos de forma remota.
A pandemia acelerou a transição do mercado para o ambiente digital, e o que foi um desafio para muitas empresas, ao contrário da Netsuite, pois a mobilidade da plataforma demonstrou sua resiliência ao proporcionar flexibilidade e adaptabilidade diante de desafios inesperados. Isso ressalta sua capacidade de enfrentar imprevistos e oferecer soluções eficazes em ambientes de mudanças rápidas, fortalecendo empresas independentemente das circunstâncias.
Durante os últimos anos, a necessidade de uma solução que atendesse ao formato de trabalho remoto ou híbrido, aumentou a demanda por softwares em nuvem.
“Muitas empresas se viram obrigadas a colocar seus colaboradores trabalhando de forma remota e a NetSuite estava preparada para essa realidade”.- Gustavo Moussalli
Gestão Unificada
Melhora a colaboração entre os departamentos que são capazes de visualizar, gerenciar dados, e rastrear transações facilmente, a partir de uma única plataforma, o que evita erros, elimina silos departamentais, e redundâncias. A visibilidade total do desempenho e das principais métricas que definem a saúde financeira, como receitas, taxas de compra de clientes, vendas de produtos e níveis de estoque, facilita o ajuste de financiamento e despesas de diferentes departamentos, melhorando a saúde geral da empresa.
Esse nível de controle, percepção e colaboração constitui uma base mais sólida para que os executivos , desde pequenas empresas,até fundadores de uma empresa em crescimento tomem decisões precisas, diferente do que ocorreria em métodos estáticos, dispersos e isolados das ferramentas tradicionais.
“O sistema de gestão de empresas da NetSuite traz visibilidade, agilidade e controle das informações. Assim, o cliente não precisa se preocupar com infraestrutura ou gerenciamento do serviço, mantendo o foco em seu negócio”. -Gustavo Moussalli, vice-presidente da Oracle NetSuite para América Latina.
Personalização
Conhecida por sua interface simples e intuitiva, a plataforma NetSuite se destaca pela sua extrema personalização. Você pode personalizar a aparência da interface e seus recursos até se sentir confortável.
A ferramenta é altamente adaptável para atender às necessidades específicas de cada empresa, garantindo eficiência e ordem, independentemente do papel desempenhado pelo usuário. Possui um sistema de criação de usuários que permite estabelecer as responsabilidades, e configurar o que aparecerá na tela dos departamentos. Desta forma, cada colaborador terá acesso apenas ao que corresponde à sua função, para cumprir integralmente a sua atribuição.
Personalize e configure recursos como:
– Indicadores de desempenho.
– Tamanho e posicionamento das pranchas.
– Relatórios gráficos.
– Painéis personalizados.
– Formulários de entrada de dados, listas, registros, transações e documentos similares.
Economia
Hoje não é tão vantajoso adquirir infraestrutura física para implementar soluções de negócios. Isso, pois o hardware gera muitas despesas, devido ao grande número de componentes para o servidor, bem como à manutenção constante.
As soluções na nuvem tem o melhor custo benefício, principalmente se comparados com as soluções que precisam ser instaladas na empresa (on-premise), que implicam custos mais altos tanto com a própria instalação como com a manutenção. (pesquisa Capterra, 2019).
Com o Oracle NetSuite ERP Cloud, um software puramente online, você não terá que se preocupar em ter despesas excessivas com equipamentos físicos, e atualizações. Como o software não reside mais nos computadores ou na rede de uma empresa, o sistema baseado em nuvem libera espaço computacional valioso, poupando espaço, custo, tempo e recursos.
Além disso o fornecedor do ERP é o responsável por toda e qualquer atividade de manutenção do servidor como atividades de hospedagem de informações, rotinas de manutenção preventiva e atualizações.
Atualizações de Software
Realizadas de forma rápida e automática, duas vezes por ano, sem nenhum custo adicional, eliminando taxas para novas licenças, hardware, manutenção e integração de sistemas, pois dispensa o uso de softwares adicionais. As atualizações são feitas de forma transparente pelo NetSuite, garantindo que você tenha sempre a versão mais recente do sistema e seus recursos. Dessa forma, você só terá que se preocupar em usar o ERP corretamente para otimizar e automatizar processos.
Sistema Modular
O modelo de sistema modular do NetSuite também é uma característica econômica, que possibilita escolher apenas as funcionalidades que vão suprir as necessidades individuais das empresas, e ao escolher apenas os módulos que sua empresa precisa o usuário terá uma instalação mais rápida custando menos.
Não se trata de um pacote de soluções fechado, graças a estrutura modular, não é necessário adquirir uma ferramenta com todas as suas funcionalidades incluídas, apenas as necessárias, proporcionando economia, pois o valor do ERP pode variar conforme a quantidade de módulos implementados e suas respectivas funcionalidades. A regra é simples, se não usa, não compra.
A variedade de módulos do Oracle Netsuite, poupa que a empresa necessite contratar serviços ou ferramentas terceirizadas, e há uma série de ferramentas incluídas em sua plataforma para atividades de customização, integração, análises, desenvolvimentos, entre outros, sem a necessidade de ferramentas ou plataformas adicionais que compliquem o dia a dia, especialmente de médias empresas.
Mais de 13 Módulos
1. Finanças
2. Compras
3. Fabricação
4. Gerenciamento de estoque
5. Gerenciamento de pedidos
6. Gerenciamento de armazém
7. Cadeia de suprimentos
8. Automação de Marketing
9. Módulo de recursos e serviços
10. Gestão da Força de Trabalho
11. Recursos Humanos
12. Comércio eletrônico
13. CRM (Relacionamento com o Cliente)
Um grande diferencial NetSuite é ter um CRM dentro da mesma suíte fazendo com que o ERP consiga informações ainda mais estruturadas, e diminuindo ainda mais o custo externo que a empresa teria com essa ferramenta, que atualmente é essencial na gestão de negócios de todos os tamanhos e setores.
“Nossa solução integra perfeitamente todas as funções do CRM e a gestão de pedidos para dinamizar processos críticos empresariais e permitir a tomada de decisão baseada em informações convergentes”. -Gustavo Moussalli, vice-presidente da Oracle NetSuite para América Latina.
Compatibilidade
O Oracle NetSuite se destaca graças à sua compatibilidade, que o permite ser usado em conjunto com aplicativos de parceiros ou fornecedores. Esse é um recurso que nem todos os sistemas de gestão oferecem, pois são compatíveis apenas com seus próprios programas, o que cria uma limitação entre os parceiros devido à sua arquitetura fechada.
A empresa tem parceria com uma ampla gama de aplicativos. No marketplace de NetSuite há mais de 400 soluções integradas para necessidades específicas de cada cliente, como conectores pré-definidos para sistemas de empresas de meio de pagamento e serviços de integração com outros provedores de nuvem.
Gestão Global
Empresas multinacionais em crescimento, que passa a ter várias sedes em países diferentes, tem dificuldade em centralizar as informações, e poucos sistemas de ERPS possuem uma solução para auxiliar a gerenciar todas as filiais de maneira efetiva, o que transforma à gestão global em um grande problema.
Contudo, a NetSuite disponibiliza a solução One World ideal para organizações com alcance internacional ou que estejam pensando em abrir novas filiais em outros países com diversos recursos:
– Suporte em vários idiomas
– Lidar com diferentes moedas
– Adaptar-se às leis locais
– Compreender as leis fiscais e cumpri-las
– Ter uma visão completa e em tempo real de cada filial
– Lidar com diferentes tipos de moedas
– Quebrar as barreiras linguísticas
– Entender os procedimentos legais
– Trabalhar conforme a legislação fiscal
O Oracle NetSuite deseja fazer parte do seu Crescimento
É fundamental implementar um Sistema ERP com as funcionalidades necessárias conforme as demandas atuais da empresa, no entanto, com o tempo, novos funcionários, novas estratégias e, novos recursos podem se tornar necessários. O ERP na nuvem pode se adaptar às necessidades e crescimento da empresa, suportando mais usuários e dados conforme necessário, essa característica é denominada escalabilidade.
O Netsuite é uma solução facilmente escalável, e possibilita que empresas de qualquer tamanho a utilizem, pois oferece as ferramentas necessárias para acelerar e impulsionar desde pequenos negócios até grandes corporações.
A escalabilidade da ferramenta é crucial à medida que os processos de contabilidade, vendas, transações financeiras, base de clientes, estoque e folha de pagamento se tornam maiores e mais complexos. A maioria dos pacotes inclui módulos e complementos que controlam o crescimento e se integram a contas bancárias, cartões de crédito, estoque e outros elementos de negócios. As empresas também podem excluir recursos desnecessários durante períodos de inatividade, transições ou tendências sazonais.
Essa flexibilidade deve-se a estrutura modular do Netsuite que possibilita a integração de novos módulos à medida que as operações forem expandindo para se adaptar às mudanças nas circunstâncias do mercado, e conseguir atender novos desafios.
Isso porque o software foi projetado para auxiliar o desenvolvimento das pequenas e médias empresas e acompanhá-las em seu crescimento, disponibilizando soluções para empresas a partir de 2 funcionários, que pode facilmente ser adaptada para lidar com as cargas de trabalho das maiores organizações globais. Desta forma, o Sistema ERP torna-se um software que permanecerá com a empresa à medida que ela cresce ao longo do tempo, sendo um aliado em todas as fases.